Evento: Live no Instagram, dia 17 às 14h15 – sobre o Congresso Internacional “‘The Road goes ever on and on’. Commemorating J. R. R. Tolkien (1892-1973)” – com a Professora Angélica Varandas e Tomás Vicente Ferreira

Texto: Equipa da Redacção d’ Os Fazedores de Letras. Imagem: poster de Ana Vieira Vicente.

Caros Leitores,

Vimos divulgar que vamos organizar, no próximo dia 17 de Maio de 2023, quarta-feira, às 14h15, uma conversa live no Instagram da nossa revista que terá como convidada de honra a Professora Angélica Varandas, docente de Literatura e Cultura Medieval, Linguística Inglesa e Ficção Científica e Fantasia da FLUL, que se juntará ao director interino d’ Os Fazedores, Tomás Vicente Ferreira, para falar sobre o colóquio internacional “‘The road goes ever on and on’. Commemorating J. R. R. Tolkien (1892-1973)”, uma ideia de ambos, que estão a organizar com outros docentes, investigadores e alunos de pós-graduação da Faculdade para comemorar o 50º aniversário da morte de Tolkien, que se celebra este ano. A moderação da live estará a cabo da nossa colaboradora de longa data Ana Vieira Vicente (a quem agradecemos o poster) e contará ainda com a presença de João N. S. Almeida, membro do Conselho Editorial d’ Os Fazedores de Letras e da direcção da Revista Minerva Universitária.

O colóquio está a ser organizado por uma equipa que, além da Professora Angélica Varandas, incluiu os Professores André Simões, Nuno Simões Rodrigues e José Varandas e, além de Tomás Vicente Ferreira, os alunos de pós-graduação e investigadores Miguel Andrade (director d’ Os Fazedores entre 2018 e 2019), Patrícia Sá, Alexis F. Viegas e David Mesquita. É um projecto conjunto dos centros de Estudos Anglísticos, Estudos Clássicos e História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É financiado por fundos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Terá lugar entre os dias 23 e 26 de Maio de 2023, no Anfiteatro III (Sala 201) da FLUL. Terá, além das keynote lectures e outras comunicações académicas, outros eventos temáticos: mostras de filmes menos conhecidos baseados nas obras de Tolkien, uma exposição, mesas-redondas, actuações de canto e coro, leituras das obras de Tolkien, um quizz de trivia e uma sessão de tabletop Roleplay. Destina-se a académicos e estudiosos de Tolkien, mas também aos fãs, entusiastas e leitores não-académicos e ao público em geral.

Contará com a presença, além dos membros da comissão organizadora, de três vultos maiores dos estudos tolkienianos por esse mundo fora: os professores e estudiosos Charles Moseley, Thomas Honegger e Martin Simonson, que falarão no segundo dia do colóquio, dia 24 de Maio.

Não percam a oportunidade, tanto de estarem presentes virtualmente na nossa live como de participarem nas inúmeras actividades do colóquio, que promete ser extremamente interessante!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s