Editorial da Edição 88

Uma palavra de agradecimento

A preparação da presente edição ocorreu num período em que a equipa d’Os Fazedores de Letras sofreu grandes mudanças, pelo que a organização da presente edição não foi uma tarefa fácil. Ainda assim teremos de agradecer a Márcia Marto pelo incansável trabalho que realizou, tanto ao nível do contacto com o público como ao nível da coordenação do trabalho editorial, esforços que vemos como fundamentais para que a edição saia tão atempadamente, e não descure a qualidade. Agradecemos profundamente também à equipa, que, apesar de contar com um número reduzido de elementos (Ana C. Rafael, Margarida Madeira e Mariana Antão), dedicou uma grande quantidade de trabalho e energia a esta causa. A todos vós um grande muito obrigado!

                                                                                                                              Sebastião N. Viana

Editorial

Caros leitores,

A presente edição oferece um vasto leque de textos dedicados ao tema Mitologia e Lendas, que surgiu do interesse em reflectir sobre a importância que esta matéria tem na nossa vida.  Os mitos são, muitas vezes, fatores de coesão social e elementos de extrema importância no seio das sociedades a nível individual e colectivo. Para além disso, estimulam a nossa imaginação, criatividade e fazem-nos sonhar.

Foi com o desejo de estimular a criação literária que propusemos este tema e foi com muita alegria que pudemos ver o interesse dos leitores através das muitas submissões recebidas. Podem contar com variados ensaios e artigos sobre o tema. Destacamos o texto do professor Ernesto Rodrigues,“Jogo de Damas”, que nos dá a conhecer a interessante lenda portuguesa da moura Dona Chama. Chamamos também a atenção do leitor para o romance Torre de Dona Chama (1994) do professor Ernesto Rodrigues. Ainda no que concerne à temática das lendas na cultura portuguesa, recomendamos a leitura do artigo “Império das Rosasde Domingos Campos e o ensaio de Diane Guirard de Camproger, O cavalo, figura mítica das lendas populares portuguesas.

Contamos também com interessantes ensaios dedicados a temas da cultura clássica, tais como: O “Último Gesto: ou a Cólera de Eneias e a Piedade de Aquiles”, de Tiago Ramos; O ““valeroso” Jasão de Antônio José da Silva: representações do mito”, de Carlos Gontijo Rosa; “A (Nova) Casa de Astérion”, de Roberta Gontijo; e um ensaio de Inês Sebastião que publicaremos em duas partes, “o Culto dos Heróis e Hybris.” Destacamos o artigo do professor Luís Cerqueira, “O Mito Clássico”, que nos fala da importância da cultura clássica para a compreensão do mundo, dando destaque ao mito de Orfeu e Eurídice.

Encontrarão outros artigos, tais como: “O mito de Caim, ou os profundos ecos culturais e religiosos do Neolítico”, de Paulo Mendes;Maldição da Escravidão: assombrações no sertão brasileiro”, de Ricardo Mattos e “O Mito do Lobisomem: De Lycaon à Cultura Pop”, de Ícaro Uriel Brito França, que nos escreve também, inspirado no mito do lobisomem, o contoO Coito da Fera”. Poderão disfrutar da leitura de mais dois contos, “Ventos da Herança” de Geraldo Lucas e “A bruxa-branca”de Márcia Marto. Na poesia tivemos a sorte de contar com variadas submissões razão pela qual não os irei enumerar a todos e em diversas línguas. Maria do Rosário Rocha da Silva presenteou-nos com poemas em cinco línguas diferentes, Mariana Cunha com o belíssimo poema “L’inconnue”,Ícaro Uriel Brito França comSamael e Lilith”e Solange Damião comFome de Amor e A Tua Vox”, entre outros.

Devido ao elevado número de submissões e a algumas submissões tardias, não conseguiremos publicar todos os textos enviados na presente edição, pelo que serão publicados mais tarde.

Decerto se terão apercebido que a equipa d’ Os Fazedores de Letras tem vindo a sofrer algumas alterações, dado que não contamos com nenhum elemento disponível para realizar ilustrações. Decidimos, portanto, optar pela obra de Gustav Klimt, Danae, para capa da Edição 88. O quadro de 1907 remete-nos para a figura mitológica Danae, que foi trancada numa torre de bronze pelo pai Acrísio, rei de Argos, após tomar conhecimento da profecia que dizia que a filha daria à luz um rapaz que o acabaria por matar. O pintor imortaliza o momento em que Zeus, metamorfoseado em chuva de ouro, entra na torre e seduz Danae.

Espero que esta edição seja do vosso agrado e que vos proporcione boas leituras! Desejo a todos os leitores umas boas férias de Carnaval.

Um agradecimento especial à equipa d’Os Fazedores de Letras, Sebastião Viana, Mariana Antão, Margarida Madeira, Ana Rafael e a todos os colaboradores.

Com os melhores cumprimentos,

Márcia Marto.

Os colaboradores:

Beatriz Cardoso

Carlos Gontijo Rosa

Diane Guirard de Camproger

Domingos Tavares Campos

Ernesto Rodrigues, professor da FLUL

Geraldo Cebola João Lucas

Hélder António Areu Vitorino

Ícaro Uriel Brito França

Inês Sebastião

José Maria de Souza Neto

Luís Cerqueira, professor da FLUL

Márcia Marto

Maria Angélica de Oliveira Santos Alves

Maria do Rosário da Rocha Silva

Mariana Bicudo Cunha

Paulo Mendes Pinto

Raquel Travia

Ricardo Mendes Mattos

Roberta Puccini Gontijo

Sara Colaço

Solange Damião

Tiago Ramos