Chamada de Submissões para a Edição Dupla Nos. 86/87

Texto da Equipa da Direcção d’ Os Fazedores de Letras. Imagem: cartaz da autoria de Bernardo André.

Caris Leitores,

Os Fazedores de Letras vêm, no início deste novo ano lectivo – e no rescaldo a publicação do suplemento da Edição Nº 85 – divulgar a call for papers da(s) nossa(s) próxima(s) edição(ões). Esta será uma edição dupla, a publicar em duas partes durante o mês de Novembro, e será dedicada, respectivamente, aos romancistas do século XIX Fiódor Dostoievski (1821-1881) e José Maria de Eça de Queirós (1845-1900). A comemoração de Dostoievski enquadra-se no contexto da celebração dos 200 anos do nascimento do autor, a propósito da qual realizaremos, se tudo correr bem, ainda outras actividades abertas ao público. Já lembrar Eça vem no seguimento da aprovação, na Assembleia da República, em Janeiro deste ano, do projecto de trasladação do corpo do escritor para o Panteão Nacional. Por ocasião destas efemérides e entendendo que a cultura europeia deve muito a estes dois escritores, decidimos consagrar-lhes espaço privilegiado nas nossas edições de fim de ano, convidando todos a juntarem-se a nós.

A edição nº 86, dedicada a Dostoievski, será publicada, se tudo correr bem, a 11 de Novembro, data do bicentenário do autor. O editor convidado desta edição será o Dr. Vladimir Iaroshevskii, da Casa Russa [Rossotrudnichestvo] de Lisboa e conselheiro cultural da Embaixada da Rússia. Encorajamos todos os interessados a submeter qualquer tipo de texto (privilegiando, no entanto, o ensaio), ou até arte visual, que aborde a obra, a vida e o legado do grande mestre russo. Os trabalhos podem ser submetidos até 29 de Outubro para o endereço de e-mail que já todos conhecem.

Quanto ao nº 87, o de Eça de Queirós, este será publicado, se tudo correr como previsto, a 25 de Novembro, data do nascimento de Eça. Este número terá como editor convidado Sebastião N. Viana, membro dos Fazedores desde 2018, mestrando em Filosofia na FLUL e profundo conhecedor da literatura portuguesa oitocentista. Todos os interessados devem enviar-nos (ou directamente ao editor convidado) os seus trabalhos até 9 de Novembro. Tal como no caso do nº 86, são especialmente bem-vindos textos ou arte em qualquer formato que abordem a obra, vida, personalidade e legado do escritor.

Como das outras vezes, aceitaremos TAMBÉM textos que não obedeçam aos temas das edições, que serão publicados juntamente com os que o façam.

Podem contactar-nos sempre, se quiserem mais informações, esclarecimentos adicionais ou se precisarem de ajuda, indicações, etc., usando o e-mail geral: osfazedores@gmail.com

Com os melhores cumprimentos para todos e votos de um bom ano lectivo,

A Equipa d’ Os Fazedores de Letras

Nota: Actualizado a 29 de Setembro de 2021 para incluir a informação sobre o editor convidado do nº 86.