Colóquio “Afinal o que é a Universidade?”(com áudio)

Núcleo de Estudantes Católicos organizou conversa entre profs. António Feijó, Henrique Leitão e Miguel Tamen. Áudio do evento disponível no artigo. Texto de Pedro Franco.

Núcleo de Estudantes Católicos organiza conversa entre profs. António Feijó, Henrique Leitão e Miguel Tamen.

Texto de Pedro Franco.

Quem passou pelo Anfiteatro III da FLUL no passado dia 12 de Abril, por volta das 18h, viu uma multidão que extravasava as portas desta sala. No interior, as cadeiras encheram rapidamente. Eram participantes do segundo colóquio promovido pelo Núcleo de Estudantes Católicos da FLUL (NEC-FLUL). Estes estudantes convidaram o Prof. António Feijó, Vice-Reitor da UL, o Prof. Henrique Leitão, Presidente do Departamento de História e Filosofia da Ciência (FCUL), e o Prof. Miguel Tamen, Director da FLUL, para debater o conceito de universidade com um público variado, maioritariamente constituído por estudantes.

Afinal o que é a Universidade 1

Da esquerda para a direita: Pedro Franco (moderador), Prof. António Feijó, Prof. Henrique Leitão e prof. Miguel Tamen.

Esta foi a primeira vez que os três professores se juntaram para discutir o tema publicamente. Tanto o Prof. António Feijó como o Prof. Miguel Tamen tiveram a oportunidade de discutir algumas das ideias expressas no livro de que são autores: A Universidade como deve ser, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Já o Prof. Henrique Leitão tem-se dedicado a este tema em várias conferências e debates no contexto universitário e num registo informal. Na intervenção dos três, destacou-se a ideia de que os estudos universitários deveriam ser entendidos como uma escolha livre e desinteressada ou, por outras palavras, que os estudos universitários valem por si e não em função de um futuro emprego para o estudante.

Disse o Prof. António Feijó no início da sua intervenção que “nunca vira tantos estudantes reunidos desde o Maio de 68”. Apesar do calor que se foi acumulando no anfiteatro, foi consolador perceber que, cinquenta anos depois, os estudantes ainda estão interessados em questionar o sentido da instituição de que fazem parte. Efectivamente, a participação da audiência foi forte.

Afinal o que é a Universidade 3

Apesar de a moderação ter sido preparada a partir das perguntas enviadas previamente pelos participantes, as intervenções espontâneas foram várias e tocaram vários problemas, como: a tensão entre democratização e massificação do ensino; a desagregação das diferentes áreas do saber; o papel dos centros de investigação; e as possíveis dificuldades na articulação de uma vida de estudo com certas necessidades materiais, individuais e sociais. As respostas dos professores convidados mantiveram-se firmes na noção de que o acesso ao estudo das mais diferentes áreas deve ser aberto e que este tem um valor intrínseco, não mensurável pelas suas consequências.

Este foi o segundo evento académico organizado pelo NEC-FLUL, depois de um colóquio nos dias 23-24 Novembro sobre a Igreja na Idade Média. O evento deste semestre será o ciclo de cinema Curtas Com Sentido, realizado em conjunto com o grupo Agape, que decorrerá na sala 5.2 nos dias 12 e 13 de Novembro.

Não pudeste estar presente na conferência? Ouve aqui o podcast:

Nota: este texto não aplica o AO 1990.

  1. […] pelo Núcleo de Estudantes Católicos da faculdade (responsáveis, no ano passado, pelo colóquio «A Universidade como deve ser», também reportado pelo nosso jornal), a palestra teve como convidado o Pe. João Rego, que […]

    Gostar

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: